gestão de funcionários gestão de funcionários

Aprenda como fazer uma boa gestão de funcionários no condomínio

7 minutos para ler

Muitos ainda não se deram conta, mas os colaboradores são peças fundamentais para o bom funcionamento de um condomínio, visto que são eles que têm a responsabilidade de garantir que a rotina do dia a dia aconteça sem maiores problemas. Por isso, é preciso fazer uma boa gestão de funcionários.

Pode parecer bobagem, mas não podemos esquecer que um condomínio funciona como uma empresa, assim como qualquer outra que existe por aí. Tendo essa visão voltada para a gestão de pessoas, sabemos então que cuidar bem dos colaboradores que trabalham no negócio é essencial. Tenha em mente também que grandes descuidos nessa parte podem gerar processos trabalhistas.

Dada essa importância, preparamos este post que explica melhor o assunto, bem como traz dicas de como conduzir a gestão de funcionários da melhor maneira possível. Acompanhe!

Por que é importante fazer uma boa gestão de funcionários?

Antes de mais nada, é preciso entender a importância de se fazer uma boa gestão de funcionários em qualquer condomínio. Para ficar mais claro e você possa entender melhor, criamos uma pequena lista com alguns dos principais motivos:

  • evita as chances de possíveis processos trabalhistas;
  • ajuda a aumentar a satisfação dos moradores do condomínio;
  • reflete na gestão do condomínio como um todo, trazendo bem-estar para seus moradores;
  • faz com que os funcionários se sintam valorizados;
  • auxilia na criação de uma equipe de profissionais de alta performance.

Papel do síndico

Quando o assunto é a gestão de funcionários, o papel do síndico é justamente lidar com essa função. Por mais que o condomínio tenha auxílio de uma administradora que seja especialista em mão de obra terceirizada, é de sua responsabilidade fazer essa gestão. Aliás, segundo o Art. 1.348 do Código Civil, é função do síndico coordenar os funcionários em prol do bom funcionamento do condomínio.

Papel da administradora

Para que você possa entender melhor esse universo, saiba que também existe a possibilidade de a administradora de condomínios cuidar da gestão de funcionários, pois muitas delas desempenham a função de RH do condomínio. Nesses casos, não há problema essa responsabilidade ficar com a administradora, mas o síndico deverá sempre estar a par de tudo o que acontece.

Como fazer uma gestão de funcionários eficiente?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância que uma gestão de funcionários representa para o condomínio, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a cumprir esse papel de forma eficiente. Confira abaixo quais são elas!

Crie uma rotina de trabalho para cada colaborador

Sem dúvida alguma, um dos pontos cruciais para lidar com essa gestão é a rotina de trabalho de cada um dos colaboradores. Isso porque ela é determinante para que o trabalho do funcionário aconteça da melhor maneira possível, atendendo a todas as necessidades do condomínio que estão na sua alçada.

Do ponto de vista do colaborador, destacamos aqui que é importante também ocupar seu tempo de trabalho com algo que faça sentido. Portanto, definir uma rotina que seja eficiente é essencial para que ambos os lados sejam contemplados. Para criar uma rotina de trabalho não há muito segredo, basta apenas levantar o que cada função precisa desempenhar e encaixar a carga horária dessas tarefas ao longo dos dias da semana. Simples, não é mesmo?

Invista em treinamentos e capacitação

Outra dica relevante é jamais deixar de lado a possibilidade de investir em capacitação e treinamento para os funcionários do condomínio. Afinal, conhecimento nunca é demais e, na maioria das vezes, é necessário para que o colaborador desempenhe seu papel com maestria.

Então, é importante não encarar esse tipo de custo como uma despesa, mas sim como um investimento, pois a lógica é simples: funcionários bem treinados prestam um serviço muito melhor, o que gera muito mais conforto e tranquilidade para todos os condôminos.

Além disso, quando os funcionários sentem que há um movimento de investimento em suas carreiras, naturalmente se sentem mais valorizados, algo que aumenta a motivação para fazerem um bom trabalho no dia a dia. Entenda que uma boa gestão de funcionários não se faz sozinha, mas sim com o auxílio de algumas ferramentas, e os treinamentos e as capacitações são bons exemplos delas.

Cumpra com as obrigações trabalhistas e tributárias

Quando se trata de gestão de funcionários, existe algo sobre o qual não se pode cogitar dar um “jeitinho”, ou seja, estamos falando dos direitos trabalhistas de cada colaborador. Sabemos o quanto isso é importante, e qualquer passo errado nesse caminho pode gerar consequências sérias para o condomínio.

Então, tenha em mente que a gestão de funcionários também envolve cumprir a lei de forma adequada. Procure sempre pagar o salário em dia e respeitar os períodos de folga e de férias, bem como remunerar adequadamente o funcionário caso ele precise cumprir horas extras. Pode parecer apenas um detalhe, mas esse ponto é importantíssimo para que não haja margem para qualquer processo trabalhista.

Defina regras adequadas

Assim como é fundamental que o condomínio conte com regras adequadas para seus moradores, também é necessário que elas existam para os funcionários. Dessa forma, evita-se confusões e conflitos entre a gestão do síndico, os moradores e os próprios funcionários.

Coloque isso em prática, criando regras que ajudem o colaborador a se adequar à convivência com os demais funcionários e com os moradores. Lembre-se de que questões relacionadas ao horário de chegada e saída, bem como à carga horária de trabalho, devem entrar nesse ponto, dentre outras coisas.

Preze pelo feedback

Por fim, trazemos aqui a importância da presença do feedback nessa gestão, tanto na questão de fornecer feedbacks para os funcionários — sejam eles para elogiar, sejam para ajudá-los a melhorar seu trabalho — quanto na abertura para também recebê-los quando um colaborador achar necessário.

Tenha em mente que as avaliações de ambos os lados são importantes. Para que esse relacionamento seja construído de maneira saudável, é preciso ter consciência de que um feedback construtivo é crucial para o crescimento de todos e, consequentemente, para a gestão do condomínio.

Além dessas dicas acima, ressaltamos que uma boa gestão de funcionários no condomínio também pode ser feita com o auxílio de uma administradora profissional. Aliás, essa ajuda poderá vir na gestão do condomínio como um todo.

A Correta Condomínios, por exemplo, é especialista em suporte para assistência administrativa, departamento pessoal e gestão financeira, bem como em auxílio ao síndico no seu papel. Quer saber mais sobre a gente? Então, entre em contato hoje mesmo e fale com um de nossos especialistas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta