Como escolher uma empresa de administração de condomínio

6 minutos para ler

As empresas de administração de condomínio são uma ótima opção para auxiliar o síndico com todas as responsabilidades e tarefas exigidas pelo cargo. Com uma equipe especializada, esse serviço garante uma assessoria completa para todos os assuntos relacionados à gestão.

Assim, a administradora prestará suporte para o bom funcionamento do condomínio, proporcionando mais segurança nos assuntos financeiros e jurídicos, além de outros benefícios, como ganho de produtividade e redução de custos.

Mas, para garantir todas essas vantagens, é preciso escolher uma empresa de qualidade. De modo a ajudar nessa tarefa, preparamos este post listando os principais aspectos que você deve considerar na hora da contratação. Acompanhe!

Pesquise a experiência de mercado

A experiência é muito importante na hora de avaliar empresas de administração de condomínio. Uma boa gestão envolve contratação de funcionários, assuntos financeiros e diversas obrigações que devem ser cumpridas corretamente para evitar prejuízos, multas ou ações judiciais.

Portanto, é fundamental buscar empresas que estejam há algum tempo no mercado. Os anos de atuação garantem um conhecimento sobre as melhores práticas, a legislação específica e os cuidados necessários para oferecer uma gestão de qualidade.

Verifique também como é a equipe que atuará na administração do condomínio, ficando atento para elementos como qualificação, experiência e áreas de atuação. É importante que os profissionais sejam capacitados e busquem atualizações constantes no conhecimento para oferecer um serviço completo e de qualidade.

Busque informações sobre a reputação da empresa

Antes de fechar um contrato, é sempre importante avaliar a reputação da empresa. Converse com outros síndicos e pessoas conhecidas e faça consultas na internet. As redes sociais costumam ter páginas com avaliações e feedbacks de clientes que podem ajudar nessa análise.

Além disso, existem sites específicos para avaliar serviços e registrar reclamações, então, faça uma pesquisa completa para ver se existem informações desse tipo. Isso é relevante para ver quais são os problemas mais comuns e como a empresa se posiciona nessas situações — buscar soluções e apresentar alternativas é crucial.

A administração do condomínio é um assunto sério, portanto é indispensável contar com empresas confiáveis e de boa reputação para ter mais segurança e tranquilidade em relação ao contrato.

Avalie a qualidade de atendimento

O condomínio precisará fazer contato frequente com a empresa para receber a prestação de contas, esclarecer dúvidas e resolver eventuais problemas. Assim sendo, também é pertinente avaliar a qualidade de atendimento e os meios de comunicação oferecidos — telefone, e-mail, WhatsApp etc.

Antes da contratação, faça reuniões para ver como são os profissionais, verifique quanto tempo eles demoram para retornar os contatos e esclareça como é a disponibilidade de atendimento. Aqui, também vale a pena conferir a opinião de outros clientes sobre como é o serviço após a contratação, para ter certeza de que a empresa mantém o padrão após fechar negócio.

Procure empresas de administração de condomínio que estejam focadas na satisfação dos clientes e que sejam acessíveis. Afinal, a escolhida precisará atender diversas demandas, e uma boa disponibilidade é essencial para que todas as necessidades sejam atendidas.

Uma empresa focada no bom relacionamento com o síndico e os moradores terá ainda melhores condições para auxiliar nas tarefas do dia a dia, como envio de comunicados, convocações e soluções de problemas que podem surgir entre os condôminos.

Confira os serviços ofertados

Ao conversar com a empresa, verifique quais são os serviços oferecidos e planos ofertados. É fundamental esclarecer todos os pontos para que o contrato inclua todo o suporte necessário. Existem empresas que oferecem o serviço de síndico profissional, assumindo todas as responsabilidades.

Também é possível encontrar serviços administrativos, com o planejamento das assembleias, consultoria aos membros da administração, controle de prazos e compromissos que devem ser observados pelo condomínio.

Outro serviço relevante é o suporte financeiro, que auxilia no recebimento de valores dos condôminos, no pagamento das despesas e na prestação completa de contas, para que todos os moradores tenham acesso às informações, garantindo transparência na gestão.

O suporte jurídico, esclarecendo dúvidas sobre a legislação e auxiliando no cumprimento de todas as obrigações, também é importante para evitar prejuízos e ações judiciais. Nesse sentido, verifique quais são os serviços que o condomínio precisa e busque empresas que tenham condições de oferecer todo o suporte necessário.

Verifique o custo-benefício

Um erro muito comum ao contratar empresas de administração de condomínio é se preocupar apenas com os valores cobrados. Considere os serviços prestados, a reputação da empresa e os canais de atendimento disponibilizados, e compare os orçamentos para encontrar o melhor custo-benefício.

Se o valor é um pouco mais caro, mas o serviço é mais completo e a empresa mais experiente, por exemplo, com certeza valerá a pena investir um pouco mais para receber um trabalho confiável.

Outro ponto relevante é sempre analisar se o condomínio precisa de todos os itens ofertados — em alguns casos, podem existir opções de planos mais simples que suprem todas as necessidades, reduzindo os custos sem afetar a qualidade do serviço.

Analise o contrato

A análise do contrato também é um aspecto fundamental para encontrar a melhor opção. Como ele traz os detalhes sobre o que foi negociado e as responsabilidades das partes, leia o documento com atenção.

Um detalhe essencial que deve ser avaliado é a rescisão contratual. Verifique quais são as condições para encerrar o contrato, quais são as regras aplicáveis, se existe prazo mínimo ou multas rescisórias, entre outras questões. Esse é um cuidado importante para evitar transtornos no futuro.

Caso tenha dúvidas sobre o contrato, pergunte e, se achar necessário, negocie as cláusulas ou solicite alterações. Lembre-se de que esse é o documento que determina as obrigações de cada um e esclarece o que foi acordado. Assim, se algum problema surgir, é ele que servirá como base para definir quais são os direitos das partes.

Avaliando todos esses pontos em relação às empresas de administração de condomínio, com certeza você encontrará uma ótima alternativa para auxiliar nas tarefas de gestão. O importante é fazer uma análise detalhada da proposta e negociar todos os pontos relevantes, visando receber todos os serviços que você precisa.

Gostou deste conteúdo? Se está em busca de uma empresa para auxiliar na gestão do seu condomínio, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe uma resposta