terceirizacao-dos-servicos-do-condominio terceirizacao-dos-servicos-do-condominio

Por que considerar a terceirização dos serviços do condomínio?

6 minutos para ler

Você já ouviu falar sobre a terceirização dos serviços do condomínio? Essa é uma alternativa cada vez mais procurada para facilitar a gestão. Funciona da seguinte forma: o condomínio contrata uma empresa que vai se responsabilizar pelo cumprimento de determinada atividade.

Por isso, a terceirização pode envolver diversas atividades distintas, como jardinagem, portaria, limpeza e, até mesmo, a administração do condomínio. O síndico é o responsável por todos os atos de gestão, mas é possível contar com uma empresa para auxiliar nessa tarefa e garantir um serviço de qualidade para os moradores.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste post e entenda por que a terceirização dos serviços é uma ótima alternativa para o seu condomínio!

Transferência de responsabilidade

A gestão do condomínio envolve diversas responsabilidades, como a contratação de funcionários e prestadores de serviços, cobrança das mensalidades, organização das reuniões, pagamento de despesas e outras ações muito importantes para manter a regularidade da administração.

Apesar de não ser exigida qualquer formação ou experiência do síndico, é fundamental ter conhecimento técnico para não cometer alguns erros que podem prejudicar todos os moradores. A terceirização dos serviços do condomínio permite que a administração seja feita por um síndico profissional da empresa contratada, proporcionando uma gestão especializada e com experiência.

Desse modo, a responsabilidade sobre os assuntos administrativos é transferida para a empresa contratada, não sendo necessário que um dos moradores se comprometa com todas essas atividades. Isso também garante a imparcialidade para a solução de eventuais conflitos que possam surgir no condomínio.

Redução de custos

Uma administradora de condomínios tem conhecimento sobre os diversos aspectos da gestão, como finanças, direito do trabalho, obrigações tributárias e outros elementos que estão diretamente relacionados com as despesas mensais.

Essa experiência é aplicada no dia a dia buscando reduzir os custos, encontrando sempre as melhores alternativas antes de contratar serviços ou comprar materiais. Além disso, os conhecimentos específicos sobre legislação reduzem a ocorrência de multas e processos contra o condomínio. Dessa forma, apesar de requerer um investimento mensal, a terceirização dos serviços do condomínio proporciona mais economia.

Além disso, essa é uma alternativa que permite a redução de custos com as folhas de pagamentos. Se também decidir terceirizar outras funções, como limpeza e portaria, o condomínio precisará arcar apenas com os valores acordados com a prestadora de serviços, sem precisar se preocupar com férias, 13º salário, FGTS, INSS, rescisão contratual e outras despesas decorrentes do vínculo empregatício.

Gestão de regras internas

Um dos pontos fundamentais para a boa convivência de todos os moradores é a criação e a gestão de regras internas. Entrada de visitantes, uso de áreas comuns, reformas, recebimento de encomendas e outras questões importantes devem ser definidas no regimento do condomínio.

Porém, também é preciso informar todos os moradores e funcionários sobre as normas existentes, além de fiscalizar o seu cumprimento, aplicando as penalidades quando for necessário. Muitas vezes, quando o síndico é um morador, essa tarefa fica um pouco complicada. Afinal, são todos vizinhos e os atritos podem afetar o relacionamento entre eles.

Ao optar pela terceirização dos serviços do condomínio, contando com o apoio de uma empresa experiente para a resolução de conflitos, esse controle se torna muito mais fácil, pois não existirão envolvimentos pessoais entre o síndico profissional e os moradores.

Administração das cobranças

O pagamento da taxa condominial em dia é essencial para a boa administração, mas o controle de pagamentos nem sempre é simples. Ao terceirizar esse serviço, a empresa contratada vai calcular a cota de cada morador, emitir e entregar os boletos a todos os condôminos.

Os serviços também incluem o controle de pagamentos, o que permite a identificação de moradores inadimplentes para que sejam tomadas todas as medidas de cobrança. Essa é uma decisão que pode trazer constrangimentos e por isso exige cuidados para não haver atitudes abusivas, evitando rixas e desconfortos entre os moradores.

A profissionalização da gestão assegura o uso das melhores estratégias de cobrança, tomando todas as medidas necessárias para negociar com o condômino inadimplente e receber os valores devidos, inclusive com ações judiciais, se for o caso.

Funcionários qualificados

Ao optar pela terceirização dos serviços do condomínio, os moradores contarão com funcionários qualificados para a prestação de todos os serviços. A equipe da administradora é formada por profissionais de diversas áreas, para garantir todo o conhecimento e a experiência necessários para uma boa gestão.

Na terceirização de outros serviços, as empresas prestadoras também contam com mão de obra especializada, oferecendo cursos e treinamentos que visam capacitar os empregados. Outro ponto importante é que não é preciso se preocupar com faltas ou férias dos trabalhadores: como as empresas se responsabilizam pela prestação dos serviços contratados, sempre haverá algum profissional disponível para cumprir as tarefas pendentes.

Praticidade na organização

Toda a organização relacionada à administração é feita pela empresa contratada, oferecendo todo o suporte que o condomínio precisa, por exemplo:

  • controle financeiro;
  • planejamento de assembleias;
  • elaboração de atas;
  • contratação de funcionários e serviços;
  • elaboração de escalas de trabalho;
  • envio de avisos;
  • controle de obrigações fiscais;
  • prestação de contas.

Como ela assume responsabilidades no contrato, tudo é feito seguindo as regras previstas na legislação e os documentos são arquivados de forma segura. Desse modo, caso seja necessário ou ao término do contrato, a empresa repassará todos os registros e documentos.

Outra vantagem importante é que isso reduz a burocracia, pois a empresa se responsabilizará por todos os trâmites necessários para a gestão. Além disso, uma boa administradora de condomínios também conta com um setor jurídico, que pode prestar consultoria e esclarecer dúvidas.

Viu só? A terceirização dos serviços do condomínio é uma ótima alternativa, mas é fundamental contar com uma empresa de qualidade e bem conceituada no mercado para fazer a administração, garantindo assim que os moradores poderão usufruir de todos os benefícios dessa contratação.

Se interessou por esse tipo de serviço? Então, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a administração do seu condomínio. Temos especialistas prontos para atender você e esclarecer todas as suas dúvidas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta