Por que é importante contar com uma administradora de condomínios?

6 minutos para ler

Sabia que contratar uma administradora de condomínios pode ser a decisão mais acertada que você pode tomar em prol da sua gestão como síndico? Afinal, é preciso entender que administrar um condomínio é uma atividade muito similar à administração de qualquer empresa.

Inclusive, para quem não sabe, perante o governo e a lei, o condomínio é equiparado a uma empresa e, por isso, precisa cumprir com suas obrigações legais, tal como o pagamento de impostos, por exemplo.

Por esse e outros motivos, para que o condomínio possa ter um bom funcionamento é preciso que ele conte com uma boa administração. Somente assim, será possível garantir que os objetivos que visam melhorias sejam executados com competência.

No fim, tudo isso contribui para o bem-estar de todos os moradores. Para ficar mais claro, vamos listar algumas das vantagens de contratar uma administradora de condomínios para auxiliar na gestão. Confira abaixo a lista que preparamos!

Ganho de produtividade

A primeira vantagem que listamos é nada mais nada menos que o ganho de produtividade. Vivemos dias em que, cada vez mais, o tempo é considerado um dos ativos mais valiosos do ser humano. Por isso, a produtividade é um grande atrativo para qualquer profissional.

O fato é que nem sempre o síndico está habituado com as tarefas e obrigações da sua rotina. Isso pode ser um grande obstáculo, fazendo com que ele leve muito mais tempo do que o comum para realizá-las.

Saiba que uma boa administradora de condomínios tem uma equipe preparada, principalmente para lidar com as tarefas operacionais, que normalmente consomem um bom tempo do síndico.

Além disso, como a equipe é formada por pessoas especialistas no que diz respeito à rotina da gestão de um condomínio, é possível que tudo seja feito com muito mais agilidade. Dessa forma, o síndico poderá se preocupar com o que realmente importa: criar condições para que o condomínio seja um lugar cada vez melhor para os seus moradores.

Redução de gastos

Outra vantagem oferecida por uma administradora de condomínios e que é de extremo interesse do condomínio está na redução dos seus gastos. Isso é possível, pois, geralmente uma administradora possui contatos com fornecedores dos mais diversos recursos.

Esse cenário gera uma grande economia para o síndico. Na prática, isso ocorre na compra de materiais e contratação de serviços. Podemos citar como exemplo a compra de materiais de limpeza e a contratação de empresas que fazem a manutenção dos elevadores.

Além disso, a administradora também possui uma certa experiência sobre como reduzir gastos do dia a dia e manutenção da estrutura do prédio, tal como a utilização de lâmpadas LED, reúso de água, bem como adquirir qualquer outro serviço ou solução que tenha um bom custo-benefício.

Menores chances de receber multas

Assim como comentamos na introdução, um condomínio tem obrigações legais junto ao governo, ao estado e à prefeitura da sua cidade que precisam ser cumpridas. Dentre elas, está o pagamento de impostos.

Você já deve imaginar que a falta do cumprimento dessas obrigações gera como consequência principal o pagamento de multas.

Nem precisamos dizer o quão ruim uma multa é para o condomínio, gerando um gasto desnecessário, além de gerar a insatisfação dos moradores. Obviamente que estar atento a todas essas obrigações é responsabilidade do síndico, mas não é algo fácil de lidar no dia a dia.

Portanto, essa é uma das tarefas que a administradora pode muito bem ajudar, pois tem experiência no assunto. Dessa forma, auxilia na orientação para que se evite multas e problemas futuros que podem afetar as contas do prédio, bem como a boa convivência entre todos os condôminos.

Assessoria jurídica

Aproveitando que falamos das obrigações legais, o setor jurídico de uma boa administradora de condomínios é especialista em toda questão que envolve as responsabilidades do síndico perante a lei.

Então, geralmente o síndico que conta com o auxílio de uma delas, possui um bom suporte profissional nessa área. Destacamos aqui aqueles assuntos mais indesejados, como a cobrança de inadimplentes e os processos trabalhistas, entre outros.

Obviamente que o síndico se sente muito mais seguro com esse suporte, dando mais firmeza e tranquilidade para tomar as suas decisões. Além disso, ele pode contar com qualquer orientação que envolva a área jurídica, quando for preciso.

Auxílio no relacionamento

Além da parte administrativa é preciso que o síndico desenvolva um bom relacionamento com os condôminos, principalmente no que diz respeito aos comunicados e convocações de compromissos relacionados ao condomínio.

Saiba que uma administradora de condomínios também pode auxiliar nessa parte, ajudando o síndico a desenvolver uma comunicação clara e direta com todos os moradores do prédio, principalmente ao organizar assembleias e reuniões de condomínio.

Além disso, é preciso que o síndico mantenha uma boa comunicação em relação a todos os avisos e decisões. Sendo assim, a administradora também pode auxiliar na orientação de como isso pode ser feito, evitando qualquer mal entendido.

Apoio financeiro

Por fim, um dos apoios mais importantes que uma administradora pode fornecer está na questão financeira. Afinal, essa também é uma obrigação que, geralmente, os síndicos não têm um conhecimento muito aprofundado.

Então, o apoio pode vir em todas as tarefas que estão ligadas a essa área. Estamos falando de atividades que envolvem a elaboração do fluxo de caixa, organização das contas, realização de projeções orçamentárias, controle de gastos, entre muitas outras.

Além disso, o auxílio vai para a prestação de contas, no balanço das despesas e tudo que envolve a comunicação dos resultados dessa área com os condôminos. Outra assistência importante é a avaliação constante do que pode ser otimizado nas receitas e despesas do condomínio.

Deu para notar que é muito importante contar com uma administradora de condomínios para as mais diversas obrigações, não é mesmo? Esse é um investimento que vale muito a pena, pois traz grandes avanços na melhoria da gestão do condomínio, principalmente na redução de gastos desnecessários, bem como no aumento da eficiência para as atividades que mantêm o bom funcionamento do condomínio.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas! Teremos prazer em lhe atender!

Posts relacionados

Deixe uma resposta